dois homens sentados, conversando em uma sala de escritorio

Onde estão os talentos do mercado de tecnologia​

O ano de 2021 para a área de TI (tecnologia da informação) foi marcado pelo avanço das tecnologias e pela transformação digital das empresas.

Em plena pandemia, e estimulado pelo isolamento social e as necessidades de uma vida em home office, houve um aumento de 118% no número de contratação. Uma evolução exponencial no setor que, até setembro de 2021, contabilizou 1,2 milhão de empregos, com o salário médio 2,6 vezes maior que a média do salário nacional.

Mas, mesmo sendo uma das áreas com maior oferta de vagas, a área de tecnologia ainda lida com um grande déficit de profissionais para ocupá-las. Dados da Brasscom indicam que, até 2025, 800 mil vagas serão criadas no país. Em média, serão 159 mil empregos por ano.

Entretanto, a oferta atual de 53 mil formandos em TI não supre essa demanda, indicando a grande necessidade de novas estratégias capazes de potencializar a oferta de novos talentos.

Como?

Estratégias de impacto

Em um momento em que o país tem o maior índice de desemprego entre os jovens, essa é uma grande oportunidade para promover a igualdade de acesso e a inclusão de grupos minoritários no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, na faixa etária de 14 a 17 anos, 46% estão em busca de trabalho. E, de 18 a 24 anos, o desemprego afeta 31% das pessoas.

Além disso, em uma área tradicionalmente conhecida pela predominância masculina, as mulheres representam apenas 37% do setor de TI, evidenciando a necessidade de incentivo e fomento para que mais mulheres ocupem seu espaço, sobretudo nas áreas técnicas.

Investir na formação de pessoas de áreas urbanas de baixa renda, fora dos grandes centros comercias, bem como incentivar a participação feminina nesse mercado, não só é uma maneira de atender as demandas de uma área que sofre com o apagão técnico, mas também de contribui para que a realidade social de muitos seja transformada.

Por isso, para dar conta das suas demandas profissionais, muitas empresas estão investindo na formação de seus próprios profissionais, por meio de bootcamps personalizados para seu tipo de negócio e com as tecnologias que precisam.

Acreditam na importância da diversidade em suas equipes e no potencial de transformação que ela oferece.
A sua empresa também acredita no poder da diversidade e precisa de profissionais de TI?
Entre em contato conosco pelo link e conheças as possibilidades de contratação de Bootcamps ou de talentos.