O segredo das contratações de sucesso em TI

Com um dos maiores turnovers do mercado, as contratações em TI precisam ser cada vez mais estratégicas para contribuir na retenção de talentos. Ao mesmo tempo que sobram vagas, faltam profissionais qualificados nas equipes de tecnologia. Como, então, resolver esse problema?

A resposta pode estar na forma como as empresas encaram as contratações em TI. Mais do que simplesmente encontrar bons candidatos, o processo seletivo deve acompanhar as novas demandas do mercado, mantendo-se em constante atualização e fazendo uso de tecnologias de última geração para evitar erros desnecessários.

É a partir do RH automatizado que as contratações em TI conseguem ser mais estratégicas e menos burocráticas, isto é, é importante encarar o recrutamento como algo maior do que apenas ocupar uma vaga na equipe, já que um profissional altamente qualificado pode fazer toda diferença na produtividade da empresa.

RH automatizado para aumentar a conversão das contratações em TI

Esqueça os processos tradicionais de recrutamento e seleção. Aquele RH ultrapassado que fazia tudo manualmente e podia demorar até meses para finalizar as contratações em TI não existe mais.

Agora, o departamento de Recursos Humanos caminha de mãos dadas com a tecnologia para otimizar processos e aumentar a assertividade das contratações em TI e de qualquer outra área da empresa.

Todo o processo seletivo pode ser feito em canais digitais e por meio de recursos de Inteligência Artificial como machine learning, análise de dados, cloud computing, entre outros. Essas ferramentas têm o potencial de reduzir o tempo de seleção e os erros durante as contratações em TI que, na maioria dos casos, podem custar mais caro do que o próprio recrutamento.

Outra grande vantagem de implementar processos tecnológicos no RH está na economia de tempo e de dinheiro que pode ser observada em recrutamentos automatizados. Ao invés de demorar semanas e até meses para encontrar o profissional ideal, as contratações em TI podem ser realizadas em poucos dias e com alta taxa de assertividade.

A seguir, separamos algumas dicas simples capazes de potencializar as contratações de TI da sua empresa. Confira!

4 dicas para garantir mais eficiência nas contratações em TI

Fit cultural, habilidades profissionais e desempenho do candidato são fatores que devem estar alinhados para que a contratação seja eficiente. Foto: Unsplash

Processo seletivo moderno e eficiente

Como falamos anteriormente, é importante que as contratações em TI acompanhem as mudanças do mercado e se mantenham sempre modernas e atualizadas.

Já que estamos falando de tecnologia, não faz sentido insistir em modelos de recrutamento ultrapassados como processos seletivos 100% presenciais. Os canais digitais estão aí para auxiliar nas contratações de TI e tornar o processo mais rápido, seguro e eficiente.

Banco de currículos atualizado

Um erro comum de muitas empresas é manter contato com os candidatos apenas durante o recrutamento de contratações em TI.

Para acelerar o processo e tornar a tomada de decisões mais efetiva, o ideal é criar um banco de currículos digital para que qualquer interessado consiga se cadastrar e saber mais sobre a empresa mesmo quando nenhum processo seletivo está sendo realizado.

Essa estratégia é útil para alimentar o banco de dados e outras ferramentas de inteligência artificial que necessitam de informações para operar corretamente, como machine learning e análise de dados, por exemplo.

Em muitos casos, ao invés de investir no recrutamento completo de contratações em TI, basta dar uma conferida no banco de currículos para saber se algum candidato se encaixa nos requisitos da vaga.

Outra boa estratégia que está sendo cada vez mais adotada nas empresas é o processo interno de seleção. Muitas vezes o profissional ideal já faz parte da equipe, mas está em uma função que pouco contribuiu para sua produtividade.

Uma simples pesquisa de desempenho pode revelar muito sobre quais decisões tomar para as contratações em TI!

Não esqueça do fit cultural

Ignorar o fit cultural da empresa durante as contratações em TI pode colocar todo o recrutamento a perder.

Selecionar profissionais qualificados é o grande objetivo do processo de seleção, mas de nada adianta ter o melhor candidato na equipe se ele não estiver sintonizado com as principais características da empresa.

Para diminuir os erros nas contratações em TI é interessante apresentar o fit cultural logo no primeiro contato com os candidatos, na divulgação de vagas, por exemplo.

Assim, o candidato que não se identificar com o “modo de ser” da empresa não vai levar o recrutamento à diante, evitando que os recrutadores percam tempo com um perfil que não tem a ver com as características da organização.

Teste de habilidades

Depois de encontrar um candidato que se encaixa nos requisitos da vaga é preciso garantir que ele consegue, de fato, executar o trabalho. Já pensou no tamanho do problema contratar um profissional com entrega ruim ou muito abaixo do esperado?

Na maioria dos casos, a contratação errada pode sair muito mais cara do que todo o recrutamento. Promover um teste de habilidades antes de finalizar as contratações em TI é a principal garantia para saber se a prática comprova as habilidades do candidato.

Tudo pode ser feito digitalmente para acelerar ainda mais a contratação e fazer do recrutamento uma experiência mais proveitosa em todas as frentes.

Quer saber mais sobre como o RH pode ajudar nas contratações em TI? Clique aqui e fique por dentro das últimas novidades da área.