Software para RH: como integrar e otimizar processos

A transformação digital trouxe mudanças significativas para o departamento de RH que superou a fase operacional para se tornar cada vez mais digital, aproveitando ao máximo as novas ferramentas de trabalho que surgiram graças à tecnologia. Para auxiliar na rotina empresarial, muitos gestores têm implementado software para RH para integrar e otimizar todos os processos da empresa. 

A digitalização do RH surge nesse contexto para acelerar processos seletivos e agir de forma mais estratégica, visando a comunicação integrada e a eficiência de tarefas. 

Além de possibilitar vantagens como a economia de tempo e dinheiro, o software para RH permite que os departamentos da empresa possam focar em outras atividades como o aumento da produtividade e de entrega de resultados. 

Software para RH: ERP para facilitar a rotina empresarial 

ERP (Enterprise Resource Planning, em inglês) é um sistema de gestão integrado que auxilia o gestor a gerenciar informações de diversos departamentos da empresa, otimizando os processos internos, auxiliando o compartilhamento de dados e proporcionando uma comunicação mais participativa e fluida. 

Existem diversas opções de software para RH disponíveis no mercado, mas para quem conta com um time interno de TI é interessante desenvolver uma ferramenta própria que se adeque à realidade da empresa. Assim, os processos ficam personalizados e padronizados de acordo com as demandas internas. 

Contar com um software para RH contribui para a redução da burocracia e está diretamente ligado à economia de tempo que a equipe leva para ter acesso a informações, sejam elas relacionadas a processos seletivos, gestão de pessoas, finanças, etc. 

Imagine que uma multinacional utilize softwares diferentes para cada departamento. A forma como as equipes se comunicam entre si com certeza será mais limitada, favorecendo possíveis erros e ruídos de comunicação.

Além disso, falhas como essas influenciam negativamente a produtividade e causam retrabalho que poderia facilmente ser evitado com o uso de software para RH. A seguir, você vai conhecer os benefícios dessa ferramenta para sua empresa. Confira!

Benefícios do software para RH 

O sistema de gestão integrado a todos os departamentos da empresa garante mais eficiência no trabalho e compartilhamento rápido de informações. Foto: Unsplash

Menos burocracia 

Qual é o caminho que sua empresa percorre para acessar informações de funcionários? O ideal é que todos os dados estejam digitalizados em uma plataforma de acesso compartilhável – o software para RH, por exemplo. 

Assim, se o RH precisar ter acesso à produtividade da equipe de TI (ou de qualquer outro departamento) basta acessar as informações disponíveis no sistema de gestão. O mesmo vale para outras áreas da organização que queiram acessar dados de maneira mais rápida. 

O objetivo do software para RH é tornar os processos mais simples, práticos e rápidos, facilitando, inclusive, a tomada de decisão por parte da liderança. 

Além disso, essa ferramenta permite a otimização de outras áreas do negócio que tradicionalmente envolvem muita papelada, como estoque, dados de fornecedores, folha de pagamento, controle de férias e benefícios, entre outros. 

Outro aspecto da rotina empresarial que fica muito mais prático com software para RH é o ponto digital. Ao invés de “bater ponto” pessoalmente, o colaborador atesta digitalmente que começou seu dia de trabalho, facilitando o controle da gestão sobre a rotina de trabalho da equipe. 

Esse benefício é fundamental especialmente agora em tempos de home office. 

Favorece a comunicação interna 

Uma empresa que não se comunica terá problemas ao longo da rotina empresarial que vão além da troca errada de informações. Não saber se comunicar já é problemático, mas transmitir informações erradas pode custar muito caro ao longo da cadeia produtiva da organização. 

O software para RH evita eventuais erros causados pela ação humana e favorece a troca de informações de maneira mais eficiente. Nesse sentido, uma boa estratégia para aliar ao software para RH é o uso de chats e blog interno, por exemplo. 

No entanto, a comunicação não se dá apenas de acordo com as necessidades diárias, e sim é um processo constante de armazenamento e atualização. 

O software para RH surge como um “depósito” de informações importantes para o desenvolvimento da empresa, especialmente quando o assunto é sobre os próprios colaboradores. 

Realizar a coleta de dados sobre desempenho, comportamento, alinhamento do perfil pessoal com o fit da empresa, níveis de engajamento, entre outros indicadores são essenciais para manter a equipe alinhada com os objetivos da organização. 

Essa prática também auxilia o RH na retenção de talentos ao levar em consideração habilidades profissionais que podem melhorar em determinados colaboradores, por exemplo. 

O software para RH também é um aliado em processos seletivos pois serve como banco de currículos de candidatos em potencial.

Alta produtividade

O RH digital concentra informações úteis sobre o desempenho dos colaboradores, auxiliando na formação e retenção de talentos. Foto: Unsplash

Sem precisar perder tempo com questões operacionais, a equipe pode focar no que realmente interessa: aumentar a produtividade. 

Além disso, investir em software para RH nunca foi tão importante: além de estarem mais digitais, muitas empresas passaram a adotar o home office como principal modalidade de trabalho.

Com mais funcionários trabalhando em casa, é fundamental que a equipe tenha acesso a informações de maneira remota – nesse caso, investir em computação em nuvem é uma ótima alternativa para evitar a perda de documentos importantes.  

Segurança de dados 

Como o volume de dados de qualquer empresa é muito grande, o software para RH também garante a segurança das informações, concentrando todos os dados na nuvem. 

Assim, gestores e colaboradores têm acesso às informações da empresa a qualquer momento, em qualquer lugar e através de dispositivos como celular e tablet. 

Agora que você já conhece os benefícios do software para RH é hora de colocar as estratégias em prática! 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude outros profissionais a conhecer os benefícios da digitalização do RH!