Pular para o conteúdo

Contratação ou terceirização da equipe de TI: qual a melhor escolha?

A terceirização da equipe de TI tem sido uma alternativa cada vez mais comum para empresas que dependem diariamente de serviços e profissionais da área de tecnologia.

Seja na otimização contínua de processos ou no desenvolvimento de aplicações pontuais, a terceirização da equipe de TI oferece muitos benefícios para quem recorre a essa estratégia, como redução de custos e aperfeiçoamento da rotina empresarial.

Mas antes de tomar essa decisão é preciso levar em consideração algumas características do negócio como aspectos financeiros, disponibilidade para desenvolver processos seletivos, estrutura de qualidade oferecida aos colaboradores no local de trabalho, entre outros. 

Empresas que não têm condições de manter os itens mencionados acima devem investir na terceirização da equipe de TI por questões práticas e também por esse ser um recurso para que a empresa possa focar em outros objetivos, como você verá a seguir. 


Conheça as vantagens da terceirização da equipe de TI

Redução de custos

Os custos para sustentar profissionais internos de tecnologia são bem maiores do que quando a empresa investe na terceirização da equipe de TI.

Manter uma equipe interna significa administrar vários colaboradores ao mesmo tempo, incluindo salários, produtividade, resultados, pagamento de hora extra, benefícios, entre outras burocracias tradicionais de qualquer empresa.

Por outro lado, optar pela terceirização da equipe de TI significa transferir todas essas responsabilidades trabalhistas à prestadora de serviços.

Basta passar todas as informações à empresa contratada, pagar o valor fixo acordado e usufruir dos benefícios que envolvem a terceirização de colaboradores.

E mesmo não acompanhando de perto a produtividade da equipe, o empreendedor tem acesso a relatórios diários, semanais ou mensais (tudo depende do que foi acordado) para comprovar a realização do trabalho e os resultados obtidos pelo time terceirizado.

Sem preocupação com turnover

A rotatividade de profissionais é um problema para o mercado de tecnologia da informação. Além de conseguir encontrar candidatos qualificados é necessário superar o desafio de mantê-los na empresa. Investir na terceirização da equipe de TI é uma alternativa para não ter que lidar com essa realidade. Foto: Unsplash

O turnover ou rotatividade de colaboradores é uma realidade para áreas altamente competitivas, caso do mercado de tecnologia da informação.

A terceirização da equipe de TI é uma alternativa para evitar o turnover e, consequentemente, gastos com novos processos seletivos.

Muitas dificuldades estão envolvidas em processos de recrutamento e seleção. Encontrar profissionais qualificados para a empresa é algo que leva tempo e dinheiro, e manter uma cadeira vazia na equipe pode causar prejuízos que vão além do financeiro.

No entanto, esses problemas não existem na rotina de empresas que investem na terceirização da equipe de TI já que a procura por novos talentos fica a cargo da prestadora de serviços.

Entrega de resultados garantida

Quem contrata serviços de terceirização da equipe de TI tem apenas um objetivo: resultados.

O empreendedor que terceiriza esse serviço não está preocupado com quantas pessoas têm no time, quem serão os responsáveis ou de que forma será a rotina de trabalho. O foco na terceirização de qualquer serviço é justamente evitar essas etapas da rotina empresarial e ir para o que realmente interessa que é a realização do trabalho.

Enquanto manter uma equipe interna envolve lidar com situações inesperadas como equipe desmotivada, baixa produtividade, colaborador que faltou ou precisou ir embora mais cedo, etc., na terceirização da equipe de TI essas eventualidades não são um problema para o empreendedor já que a empresa terceirizada é contratada justamente para driblar essas situações.

Vale lembrar que tais circunstâncias fazem parte da rotina de qualquer empresa, mas enquanto o empreendedor não tem como evitá-las quando se trata de sua própria equipe, a empresa terceirizada é responsável pela entrega de resultados aconteça o que acontecer. Inclusive, empresas desse nicho possuem equipes multitarefas capazes de resolver problemas sempre que necessário sem que isso influencie na produtividade.

Foco em outros objetivos

Investir ou não na terceirização da equipe depende da realidade de cada empresa. Antes de tomar essa decisão é preciso levar em consideração aspectos financeiros, disponibilidade para realizar processos seletivos, estrutura oferecida no local de trabalho, tamanho pela demanda por serviços de TI, entre outros. Foto: Unsplash

Sem precisar lidar com todas as responsabilidades que envolvem manter colaboradores internos de TI, o empreendedor consegue focar em outros objetivos, garantindo mais eficiência para a própria empresa.

Seja na busca de novos clientes ou no aprimoramento de departamentos internos que precisam de mais atenção, a terceirização da equipe de TI contribui para o crescimento da organização, permitindo que os líderes se dediquem a outras áreas do negócio como expansão e vendas.

Para ter uma experiência mais completa e produtiva com sua equipe de TI clique aqui e conheça a Parças, uma edtech com soluções modernas e alternativas voltadas para tecnologia.