Como acelerar o fechamento de vagas na TI

Perder tempo na contratação de novos profissionais é uma das principais reclamações do RH das empresas. Acelerar o fechamento de vagas é crucial para economizar tempo e dinheiro visto que uma cadeira vazia pode influenciar no desempenho da equipe e trazer prejuízos a longo prazo.

Com a tecnologia cada vez mais presente nos RHs, é função dos recrutadores estarem atentos para ferramentas que possam ajudar durante a procura e seleção de candidatos. No entanto, as mudanças para diminuir o tempo de fechamento de vagas vão além do recrutamento em si.

Toda a mentalidade da empresa deve mudar para que o recrutamento seja uma medida preventiva ao invés de ser simplesmente um recurso para encontrar novos profissionais.

Afinal, encontrar candidatos qualificados não deve ser uma tarefa exclusiva apenas quando a empresa precisa ocupar uma vaga. Por que não desenvolver uma plataforma 24h para que os candidatos possam cadastrar currículos a hora que quiserem?

Essa simples atitude fomenta o interesse das pessoas pela empresa e ainda recheia o banco de currículos, ferramenta que deve fazer parte do recrutamento antes mesmo dele começar.

Como otimizar o fechamento de vagas de maneira eficiente

Entrevistas virtuais estão cada vez mais presentes entre as práticas de recrutamento dos RHs. Processos seletivos 100% digitais já são uma realidade e contribuem diretamente na otimização do fechamento de vagas. Foto: Unsplash

Agilizar o fechamento de vagas é algo completamente diferente de realizar o recrutamento às pressas sem nenhum planejamento ou estratégia. É importante ter em mente que uma contratação errada pode custar muito mais caro do que todo o processo de seleção em si.

Encontrar o profissional ideal não é uma tarefa que acontece da noite para o dia, e para que ela seja executada de maneira eficiente é preciso colocar em prática algumas estratégias visando a otimização de resultados do RH e da empresa como um todo.

Para o fechamento de vagas ser mais eficiente é preciso começar do começo

Pode parecer óbvio, mas a maioria das organizações não se atenta para a primeira etapa da seleção: a divulgação de vagas.

Sem apresentar os dados corretos no primeiro momento que os candidatos têm contato com a empresa, a otimização do fechamento de vagas fica comprometida. Por isso, tenha em mente o profissional ideal para sua equipe de TI e desenvolva o escopo da vaga com base nessas informações.

Mas se a empresa já mantém um banco de currículos ativo e atualizado, uma ótima opção para economizar no recrutamento e acelerar o fechamento de vagas é começar pelas informações que a organização já possui.

Entrar em contato com candidatos que demonstraram interesse em fazer parte do time de TI é uma alternativa para quem quer economizar tempo e dinheiro no processo seletivo.

No entanto, isso só será possível se as informações do banco de currículos estiverem atualizadas e de acordo com o fit cultural da empresa, ou seja, de nada adianta avaliar incontáveis currículos que não têm nada a ver com o que o RH procura. Neste momento, investir em banco de dados é o ideal para acelerar a seleção de candidatos e, consequentemente, o fechamento de vagas.

Ferramentas para otimizar o fechamento de vagas

Oferecer ferramentas para que profissionais possam se candidatar a vagas da empresa a qualquer momento e de qualquer lugar é uma ótima estratégia para auxiliar durante o recrutamento. Foto: Unsplash

A alternativa que muitas empresas encontraram para acelerar o fechamento de vagas na área de TI vem justamente da tecnologia.

Com o RH cada vez mais digitalizado, novas ferramentas de trabalho surgem para auxiliar recrutadores a encontrarem novos talentos para a empresa e, assim, reduzir o tempo para o fechamento de vagas.

Confira a seguir 3 estratégias fáceis de implementar que vão ajudar sua empresa durante o recrutamento, tornando o fechamento de vagas mais rápido e simples. 

#1 Recrutamento digital

Realizar processos seletivos de maneira 100% digital diminui consideravelmente a burocracia envolvida no recrutamento e o tempo investido no processo. Se levarmos em consideração que recrutamentos tradicionais podem levar semanas e até meses para serem finalizados, a opção de tornar esse processo digital é uma ótima alternativa para agilizar o fechamento de vagas.

Vale lembrar que a rotatividade de colaboradores (turnover) é uma realidade no mercado de TI. Por isso, é importante levar este fato em consideração ao realizar processos seletivos já que o tempo para o fechamento de vagas pode ser fator decisivo para alguns candidatos.

Demorar muito para finalizar o processo pode fazer a empresa perder o candidato ideal. Lembre-se disso!

#2 Entrevistas estruturadas

É interessante manter um padrão durante todo o recrutamento, especialmente durante as entrevistas, sejam elas presenciais ou não.

Estruturar perguntas e definir as respostas ideais já encurta o caminho para o fechamento de vagas. Outro recurso que pode ser implementado é o sistema de pontuação: quanto mais respostas “certas” maior será a pontuação do candidato.

#3 Análise de dados para facilitar a tomada de decisão

Depois de realizar o processo seletivo pela internet é hora de mensurar resultados e analisar qual candidato mais se encaixa na descrição da vaga e no fit cultural da empresa.

Ao invés de analisar currículos manualmente, o RH já pode contar com a análise de dados para ler as informações, selecionar as mais relevantes e escolher os melhores perfis para o que a organização está procurando.

Além de facilitar na organização de documentos e na inserção de novas informações no banco de currículos, sistemas de triagem firmados em análise de dados são ótimos para auxiliar no fechamento de vagas, otimizando a tomada de decisão por parte dos gestores.

Mãos à obra Agora que ficou muito mais fácil diminuir o tempo para o fechamento de vagas clique aqui e descubra iniciativas que vão mudar a realidade da sua empresa!