Pular para o conteúdo

Conceitos de programação que todo recrutador de TI precisa saber

A alta demanda por profissionais de TI fez com que o RH das empresas enfrentasse um novo desafio: conhecer conceitos de programação e outras especificidades da área para selecionar profissionais qualificados.

Na era digital, o trabalho do desenvolvedor é fundamental para criar e otimizar sistemas operacionais, sites, aplicativos, entre outras ferramentas que fazem parte do cotidiano pessoal e profissional da maioria das pessoas, daí a necessidade de atrair e reter talentos para a equipe.

Mas como nem toda empresa possui recrutadores experientes no mercado de tecnologia, separamos alguns conceitos de programação que devem fazer parte do repertório do RH e de seus recrutadores na busca pelo profissional ideal. Confira!

Conceitos de programação para recrutadores

Se o objetivo da empresa é contratar desenvolvedor, então o recrutador deve estar antenado para as principais funções que envolvem essa profissão.

O que o desenvolvedor faz? Quais funções ele exercerá na empresa? Quais habilidades ele deve apresentar para cumprir o trabalho e entregar bons resultados?

Essas são algumas perguntas que o recrutador deve fazer antes de focar no recrutamento. No entanto, a maioria delas envolve conceitos de programação e, sem eles, o trabalho do RH será bem mais complicado.

O ideal é que um profissional de TI auxilie o RH durante o recrutamento, elaborando a descrição de vagas e definindo as habilidades que o candidato deve apresentar, mas sabemos que nem toda empresa pode realocar um funcionário de TI apenas para ajudar no processo seletivo.

Por isso, incentivar o RH a conhecer conceitos de programação e da tecnologia como um todo faz parte do trabalho para encontrar e selecionar bons candidatos.

Lembre-se: não é necessário que o recrutador seja expert em TI, mas é interessante entender que a área envolve termos específicos e definições que podem parecer muito complicadas para quem não tem familiaridade no assunto.

Conhecer os conceitos de programação é fundamental para evitar erros durante o recrutamento

Não conhecer o básico sobre a área que se está recrutando pode causar erros que custam mais caro que o recrutamento em si. Foto: Unsplash

Imagine o tamanho do problema que é contratar um profissional que não apresenta as habilidades necessárias para ocupar a vaga!

Veja este exemplo: a empresa está procurando desenvolvedor web, mas o recrutador contrata um dev de games.

Ambos são desenvolvedores, mas as habilidades de cada atuação são diferentes e o resultado do trabalho também: um dev entrega sites enquanto o outro desenvolve jogos.

Esse tipo de erro pode facilmente ser cometido por um RH que não entende nem o básico sobre conceitos de programação. Portanto, a primeira dica para ter um RH alinhado com as necessidades da empresa quando o assunto é TI é entender que cada atuação possui suas próprias características. Não confunda as coisas!

Confira a seguir conceitos básicos de programação que todo recrutador em TI deve saber:

Linguagens da programação

O recrutador de TI não precisa ser expert na área, mas deve conhecer os conceitos básicos que envolvem a programação para selecionar e contratar desenvolvedores qualificados e prontos para executar um bom trabalho. Foto: Unsplash

Conhecer as diferentes linguagens da programação é uma das principais etapas para entender como funciona o trabalho dos desenvolvedores e qual sua finalidade, ou seja, seu produto final.

A seguir, confira as principais linguagens de programação utilizada por desenvolvedores.

C

Ativa desde os anos 70, a linguagem C é um dos conceitos de programação mais utilizados até hoje e pode ser aplicada em diversos projetos, como desenvolvimento de aplicativos, sistemas operacionais, etc. 

O tempo para gerar códigos em C é rápido e muito disso se deve por conta de sua estrutura simples e flexível. 

A linguagem C influenciou diretamente a estrutura e a sintaxe das linguagens C++, C# e Objective C. 

CSS

Cascading Style Sheets (CSS) ou Folha de Estilo em Cascatas é uma linguagem desenvolvida para estilizar linguagens de marcação como HTML.

Na prática, o CSS separa o conteúdo escrito da parte visual do site, por isso, linguagens de marcação caminham juntas com CSS. 

C++

Diretamente derivada da linguagem C, a C++ apresenta novas funções e está presente em muitos programas que conhecemos (e até usamos no nosso dia a dia), são eles: 

– Microsoft Windows 

– Adobe Photoshop 

– Spotify 

– Sistemas web como Google, Youtube, Amazon, entre muitos outros. 

C#

C Sharp (ou apenas C#) é uma linguagem de fácil aprendizagem e sintaxe fácil baseada na C++, mas com características de outras linguagens da programação. 

Permite a escrita de aplicações de maneira rápida, mantendo características fundamentais das linguagens C, como bom desempenho e agilidade na leitura de código. 

Go

Desenvolvida pelo Google, atualmente é uma das linguagens que mais cresce no mundo. Justamente por isso, trata-se de um dos conceitos de programação que devem fazer parte do repertório do recrutador. 

A Go é uma linguagem colaborativa (vários desenvolvedores trabalham em conjunto para aprimorá-la), e entre suas principais características estão alta performance, qualidade no desenvolvimento de códigos, bom uso de memória, etc. 

Java

Um dos principais objetivos da linguagem Java é ser de fácil aprendizagem mesmo para programadores iniciantes. 

Outra linguagem derivada da C, o Java apresenta alta performance, segurança e sintaxe dinâmica. 

Java Script

Como o próprio nome já diz, o Java Script é uma linguagem de scripts utilizada para acessar objetivos dentro de outras aplicações. 

Entre os exemplos básicos de como o Java Script é aplicado estão a abertura de novas janelas e alteração do tamanho das imagens conforme o mouse passa sobre elas. 

PHP

Linguagem de fácil compreensão, a PHP apresenta agilidade no desenvolvimento de sistemas e é muito utilizada por desenvolvedores para construir sites dinâmicos. 

Compatível com quase todos os sistemas operacionais que existem, a PHP é outro conceito de programação que deve estar presente na rotina do recrutador de TI. 

Python

Uma das linguagens mais utilizadas no mundo, a Python possui código legível e é muito útil em projetos pequenos e em programas de larga escala. 

Possui sintaxe simples e, por isso, ficou muito popular entre outros profissionais de tecnologia que não são da programação, como engenheiros, matemáticos, cientista de dados, etc. 

É uma das linguagens mais recomendadas para quem está começando a programar. 

Áreas de atuação em programação 

Outro tópico que deve fazer parte dos conceitos de programação para empresas que buscam candidatos em TI são as áreas de atuação dos desenvolvedores. 

Antes de ir em busca do candidato ideal é preciso definir o tipo de trabalho que será executado. O desenvolvedor de sistemas operacionais não é o mesmo profissional que um dev mobile, por exemplo. 

Tipos de desenvolvedores que existem no mercado

– Desenvolvedor desktop 

– Desenvolvedor para sistemas embarcados 

– Desenvolvedor mobile 

– Desenvolvedor web 

– Desenvolvedor Front-End e Back-End 

– Desenvolvedor de games 

Com esses conceitos de programação em mãos o trabalho do RH fica muito mais fácil, aumentando a chance de encontrar talentos durante o processo seletivo. Quer acertar em cheio nas contratações da sua empresa e garantir os melhores profissionais para sua equipe? Clique aqui e conheça a Parças, uma edtech que desenvolve soluções em tecnologia para transformar a realidade das empresas e da sociedade como um todo.