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Avaliações de desempenho: entenda sua importância e como colocar em prática

A avaliação de desempenho é um recurso estratégico utilizado nas empresas para mensurar o comportamento e a produtividade da equipe, descobrindo possíveis falhas e desenvolvendo maneiras de corrigi-las durante o processo.

Entender a forma como a equipe se relaciona com o trabalho, com a empresa e outros colaboradores proporciona à gestão respostas que podem corrigir problemas e até evitar que eles aconteçam no futuro. Por isso, avaliações de desempenho são ferramentas que devem ser utilizadas regularmente, não apenas quando a empresa passa por dificuldades.

Além de ser uma forma de obter informações importantes sobre o negócio, as avaliações de desempenho também servem para que o colaborador expresse sua opinião sobre questões envolvendo o ambiente profissional.

Como as avaliações de desempenho funcionam na prática

É possível mapear diversos fatores através de avaliações de desempenho. Entre os tipos mais conhecidos estão: avaliação de competências técnicas, comunicação e comportamental.

Perceba que são três características que influenciam diretamente na produtividade do colaborador, daí é tão importante estar atento para essas questões. Talvez o baixo desempenho do seu melhor funcionário seja fruto de falhas na comunicação interna, por exemplo.

Por isso, aplicar avaliações de desempenho requer muita maturidade e profissionalismo por parte da gestão já que nem sempre o problema está no colaborador. A baixa produtividade da equipe pode estar relacionada a uma má gestão e, se for o caso, cabe à liderança rever e mudar comportamentos para contribuir para a melhora do time.

Outra coisa a ter em mente durante avaliações de desempenho é que sempre terá algo para corrigir ou aprimorar.

Por mais que a empresa esteja registrando bons resultados, as avaliações de desempenho podem revelar que a equipe pode ser melhor aproveitada ou que alguns funcionários não estão nos cargos certos.

É comum para muitas empresas abrir processos seletivos sem garantir que na própria equipe já exista um talento compatível para o cargo, gerando gastos que poderiam ser evitados com as avaliações de desempenho.

Aquele colaborador que não evolui nem decepciona pode estar exercendo funções que não estão de acordo com suas habilidades, por exemplo. Talvez uma troca de cargo seja o ideal para resolver esse problema.

Além de descobrir o que precisa melhorar, as avaliações de desempenho mostram quais comportamentos são positivos e que devem ser mantidos, até mesmo porque nem todas as informações obtidas serão negativas!

É necessário encarar as avaliações como uma estratégia para aproveitar melhor as habilidades do colaborador e também da gestão. Quem conhece as potencialidades do próprio negócio tem mais facilidade para traçar planos que visam transformá-las em resultados.

Tipos de avaliações de desempenho que existem no mercado

Avaliar apenas um funcionário, toda a equipe ou incluir os gestores no processo. A avaliação de desempenho ideal depende da realidade da empresa e de quais fatores a organização pretende avaliar. Foto: Unsplash

Avaliação direta

Neste tipo de avaliação de desempenho participam apenas gestor e colaborador, sendo que apenas o colaborador é avaliado.

Avaliação 180°

Na avaliação 180 graus também participam apenas líder e liderado, no entanto, trata-se de uma via de mão dupla já que o colaborador também avalia seu líder.

Avaliação 360 °

Na mais completa das três avaliações participam quantas pessoas a empresa achar necessário, incluindo clientes, fornecedores, parceiros, etc.

É uma forma mais abrangente de avaliar todos os profissionais que direta ou indiretamente fazem parte da rotina da organização.

Como definir a melhor avaliação de desempenho para sua equipe de TI

Considerar que talvez alguns problemas possam estar na liderança e não na equipe é o primeiro passo para realizar uma avaliação de desempenho transparente e focada na resolução de problemas. Foto: Unsplash

Antes de implementar avaliações de desempenho para mensurar o trabalho da equipe de TI ou de qualquer outro departamento da empresa é necessário levar em consideração a realidade da organização e quais critérios se quer avaliar.

Feedback e mensuração de resultados

Avaliações de desempenho só apresentam resultados eficientes a partir do feedback, isto é, todos os envolvidos na avaliação devem saber onde estão errando ou acertando para corrigir ou manter tais comportamentos.

O produto final da avaliação de desempenho sempre é a mudança. Sem ela, não é possível avaliar se as coisas realmente melhoraram.

Após a finalização do processo é necessário alinhar as novas informações e expor aos colaboradores as novas expectativas. Para que isso aconteça da melhor forma possível todos devem ser transparentes sobre suas competências: trata-se de um novo desafio, aqueles que não souberem acompanhar podem causar problemas para a produtividade da empresa como um todo.

Como comentamos anteriormente, a liderança precisa ter maturidade para tomar as decisões necessárias, seja na readequação de cargos ou na demissão de colaboradores.

Antes de tomar qualquer decisão é preciso avaliar a fundo as informações obtidas a partir das avaliações de desempenho, levando em consideração a realidade e as necessidades da empresa, bem como as competências específicas de cada colaborador.

De qualquer forma, fazer um raio X da situação atual da organização é fundamental para gestores que querem aproveitar ao máximo seus colaboradores e desenvolver novas habilidades para se manterem ativos em um mercado cada vez mais competitivo.

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