Como aumentar a produtividade da equipe de TI da sua empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um time de TI qualificado não é suficiente: é necessário que ele seja produtivo e eficiente. Descobrir maneiras de aumentar a produtividade da equipe de TI é um desafio para muitas organizações que até contam com talentos no time, mas não sabem aproveitar ao máximo seu desempenho. 

O problema pode não estar apenas na produtividade da equipe de TI ou na forma como os colaboradores trabalham, mas também em toda a estrutura organizacional. 

Líderes que não sabem estipular metas de acordo com as necessidades da empresa ou incentivar o time da maneira correta vão enfrentar dificuldades em promover uma cultura mais produtiva de modo geral. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que quer descobrir os erros que podem estar atrapalhando a produtividade da equipe de TI e como encontrar a melhor estratégia para resolvê-los. Confira!

Estratégias para aumentar a produtividade da equipe de TI da sua empresa 

Comunicação é fundamental 

Saber se comunicar e estar em contato constante com os colaboradores é imprescindível para a produtividade da equipe de TI de qualquer empresa. 

Como estamos falando de uma área complexa com termos e processos bem específicos, manter o diálogo com a equipe é fundamental para evitar ruídos na comunicação ao longo do trabalho e evitar conflitos internos já que uma simples informação passada de forma equivocada pode colocar muito a perder.  

O que não faltam hoje são recursos para tornar o diálogo mais prático, seja através de aplicativos de mensagens ou softwares da própria empresa. O que não pode é abrir mão da comunicação!

Defina metas reais 

Será que você realmente conhece a realidade da sua equipe? 

Muitas empresas sobrecarregam os funcionários com metas irreais ou que estão totalmente além das competências dos colaboradores, o que tem consequências diretas na produtividade da equipe de TI. 

Antes de definir metas para seu time descubra primeiro se é possível realizá-las. Não adianta cobrar produtividade se os objetivos não estão alinhados com o que sua equipe consegue alcançar!

Se esse for o caso, uma repaginada no time pode ser a solução para seu problema. Clique aqui para conhecer técnicas de recrutamento e seleção de profissionais de TI para sua empresa. 

Tecnologia como aliada 

Segurança de dados, comunicação em nuvem e inteligência artificial são ferramentas tecnológicas que podem auxiliar a rotina da empresa, facilitando a comunicação, organização e a produtividade da equipe. Foto: Nappy

Um dos caminhos mais fáceis para aumentar a produtividade da equipe de TI é investir em tecnologia para otimizar o trabalho. 

Ferramentas como computação em nuvem, segurança de dados e inteligência artificial, além de agilizarem processos, contribuem para a redução de custos e evitam o retrabalho. 

Ao invés de ficar perguntando constantemente para sua equipe no que ela está trabalhando, por que não investir em serviços SaaS, por exemplo, que facilitam o acesso à informação e tornam a rotina de trabalho compartilhável e muito mais simples de acompanhar? 

Invista em treinamento e capacitação

Do ponto de vista do colaborador, é mais interessante fazer parte de uma empresa que incentiva o crescimento pessoal e profissional da equipe do que estar em organizações que só se preocupam com a entrega de resultados. Foto: Nappy

Equipe interessada é equipe produtiva, lembre-se disso! Facilitar o acesso à informação é uma estratégia importante para garantir a produtividade da equipe de TI. 

Muitas empresas deixam para os colaboradores a responsabilidade de aprender coisas novas, o que não é de todo ruim já que a proatividade é uma característica importante para qualquer profissional. 

No entanto, oferecer capacitação para sua equipe é uma forma de mantê-la em constante atualização, pronta para os desafios do mercado, e com chances de aumentar a retenção de talentos. 

É muito mais interessante permanecer em uma organização que contribui para o crescimento dos colaboradores!

Equipe foi produtiva? Recompense! 

O trabalho bem realizado deve ser recompensado sempre que possível. 

Existe uma diferença entre realizar as obrigações diárias e contribuir efetivamente para a geração de resultados. O segundo tipo de trabalho não acontece todos os dias, mas quando acontece é de extrema importância para o desenvolvimento da empresa.

Além de reconhecer o trabalho do colaborador, um simples incentivo pode ajudar na produtividade da equipe de TI: um elogio, uma hora a mais no banco de horas, possibilidade de sair mais cedo, etc. 

Inclusive, é interessante descobrir de que forma os colaboradores são mais eficientes. Alguns precisam de mais silêncio para produzir enquanto outros gostam de trabalhar ouvindo música. 

Respeitar a forma como o colaborador prefere trabalhar é uma maneira efetiva de contribuir diretamente para a produtividade da equipe de TI. Como líder, será que você está dando a atenção que sua equipe merece e os recursos que ela precisa pra ser mais produtiva? 

Agora que você conhece essas estratégias para auxiliar na produtividade da equipe de TI ficou mais fácil de registrar bons resultados! Clique aqui para saber mais sobre o mercado de tecnologia da informação.