Pular para o conteúdo

RH tech: o que é e quais as vantagens para sua empresa

RH tech é uma startup que oferece soluções tecnológicas para a área de Recursos Humanos. Do inglês Human Resources Technology, a “tecnologia para recursos humanos” está em constante crescimento no Brasil e no mundo por permitir que a área atue de maneira mais estratégica ao invés de ficar presa em questões operacionais. 

Conhecido por ser o departamento mais burocrático das empresas, hoje o RH depende diretamente da tecnologia para ser mais eficiente e assertivo em seus processos, especialmente quando o assunto é recrutamento e seleção de candidatos, uma das áreas beneficiadas pelos serviços da RH tech. 

De microempresas a multinacionais, a tecnologia permitiu uma verdadeira revolução em todos os departamentos, otimizando o trabalho da equipe como um todo e reduzindo custos em todas as frentes. Inclusive, a RH tech é indicada para empresas de todos os tamanhos e setores, independentemente de seu ramo de atuação. 

Ao invés de manter um departamento interno de Recursos Humanos, uma startup como a RH tech possibilita o desenvolvimento e a implementação de soluções digitais eficientes, redução da burocracia e o aproveitamento eficiente dos colaboradores que, agora, podem se dedicar a outras atividades. 

RH tech: é o fim do RH tradicional?

Sem conseguir acompanhar as novas demandas da empresa, o RH tradicional está cada vez mais ultrapassado. Em seu lugar aparece a RH tech, uma alternativa mais estratégica e descentralizada capaz de alterar a forma como os processos são realizados, mas mais importante: revolucionar o próprio mindset da empresa.

Quando falamos de RH tech ou do surgimento de qualquer outra solução com base tecnológica queremos dizer que as mudanças ocorrem em toda a cultura organizacional. Desde o armazenamento de documentos em nuvem até a facilidade na tomada de decisão, uma mudança está diretamente ligada a outra, e outra e outra, e assim sucessivamente. 

Dessa forma, é impossível pensar em RH tech sem que toda a organização encare a tecnologia como uma aliada.

Facilidades da RH tech 

Além de garantir maior eficiência na execução de tarefas, optar pelos serviços de uma RH tech ao invés de manter um departamento interno de Recursos Humanos também permite que a empresa reduza consideravelmente seus gastos. 

Separamos a seguir algumas das principais facilidades oferecidas pela RH tech. Confira!

Contratação facilitada 

Uma das áreas em que a RH tech se faz mais presente é durante o recrutamento. 

Desde a elaboração de vagas até a finalização do processo seletivo, as novas tecnologias ganharam ainda mais espaço na contratação de novos profissionais. 

A própria busca por talentos se tornou mais fácil graças a ferramentas como machine learning e utilização de robôs para se comunicar com candidatos. 

Se antes o processo completo de recrutamento e seleção poderia levar meses, hoje pode ser realizado em duas semanas ou até menos tão grande é a eficiência da RH tech. 

Otimização de burocracias 

Imagine uma grande empresa com centenas ou até milhares de funcionários. 

Emitir notas fiscais, holerites, realizar o agendamento de férias, registrar pagamento de funcionários, manter uma comunicação fluida com todos os departamentos e realizar outras tarefas do cotidiano é um grande desafio. 

Com a RH tech essas e outras tarefas se tornam muito mais automáticas e inteligentes já que tudo é digitalizado, facilitando o controle, o gerenciamento e a produtividade dos envolvidos. 

Outro ponto que chama atenção é a segurança de dados proporcionada pela RH tech. Já pensou no tamanho do problema se todas as informações e documentos da empresa sumirem? 

A melhor alternativa é investir na segurança de dados e no armazenamento em nuvem para garantir que tudo fique salvo sem correr o risco de desaparecer por algum erro humano. 

Foco no bem-estar dos colaboradores 

Outra área que tem crescido entre as RHs tech diz respeito à qualidade de vida do colaborador dentro da empresa. 

Garantir o bem-estar dos funcionários e que eles tenham condições de serem produtivos deve fazer parte da pauta de toda organização. Para isso, a RH tech levanta informações sobre o relacionamento atual entre colaboradores-empresa e desenvolve estratégias para otimizar essa parceria. 

Redução de erros 

Machine learning, cloud computing e segurança de dados são ferramentas comuns na digitalização do RH. Foto: Unsplash

Já que estamos falando de recursos de Inteligência Artificial onde máquinas conseguem aprender a partir de dados, é possível afirmar que a redução de erros é outra grande vantagem da RH tech. 

A taxa de acerto de ferramentas com bases tecnológicas é muito mais alta se compararmos com esforços humanos para realizar o mesmo trabalho. Inclusive, muitas vezes o fator humano pode ser um grande entrave em momentos de extrema importância. 

Recentemente, uma reunião entre a Anvisa, o Ministério da Saúde e representantes de farmacêuticas definiram os rumos para a compra de medicamentos para intubação no Brasil. 

A reunião, que aconteceria no dia 21 de março deste ano, foi cancelada porque a Anvisa esqueceu de enviar o e-mail para alguns participantes do encontro virtual. O Brasil, que já registrava mais de 300 mil mortes pela Covid-19 e inúmeras pessoas esperando para serem entubadas, teve de esperar um pouco mais para resolver o problema por conta de um erro humano. 

Tempo é dinheiro 

Perceba que em todas as facilidades proporcionadas pela RH tech o tempo é o grande resultado final. 

E como tempo é dinheiro, empresas que contratam esses serviços conseguem reduzir consideravelmente seu gasto financeiro, podendo utilizar o recurso para outras finalidades.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe o texto em suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem as vantagens da RH tech, essa tendência que está revolucionando o cotidiano das empresas.